Na fotografia retrato individual ou em grupo de pessoas é fácil notar a modificação temporal do ou dos referentes fotografados.
Na fotografia antiga existe no ou nos referentes grande preocupação com a pose; o referente humano, sabe da pouca vulgaridade do retrato, tentando por isso expôr os seus mais ricos atributos e a sua mais séria personalidade, tal que a sua fotografia se torne um best-seller popular, fazendo publicidade a si próprio. O referente humano tenta dar o máximo de informação possível evidenciando o que tem (ou pelo menos faz que tem), o que veste, o que calça e mostrando uma personalidade muito humana e ao mesmo tempo, muito séria e de confiança. Já na fotografia actual não é assim. O referente ou referentes fotografados não se preocupam com o reflexo do seu carácter, nem em expôr os seus ricos atributos, sabendo da vulgaridade da fotografia nos dias de hoje, da variedade de fotografias que lhe podem ser tiradas, da fraca divulgação que poderão ter e se tiverem alguma, ao invés de irem para um envelope ou álbum arrumado numa gaveta, sabem da pouca importância que a sociedade lhe dá, pois só uma pequena percentagem social é que vê a fotografia e daí só uma pequena percentagem é que a nota e dos poucos que a notam, só alguns é que a analisam e dos que a analisam poucos lhe dão valor e desses só o próprio referente (e mais alguém íntimo) a acha querida e mesmo assim termina por ser arrumada numa gaveta, ou num álbum ,ou arquivada num computador, ou então, posta num passpartout, lembrando-se dela quando por acaso a vê; sei que pode ter outros destinos, como um quadro de parede ou uma exposição, mas mais tempo menos tempo, termina por ser arrumada e esquecida. Em resumo, no acto de ser fotografado o referente já não se preocupa, facilitando ao fotógrafo a intenção de fotografia instantânea, um pouco descabida e com pouca importância, mas talvez mais relevante e mais verdadeira do que se fosse captada com poses; talvez mais realista e com hipótese de mais informação. Cabe ao observador reflectir.
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