Estrutura de cursos do CF-TI
São ministrados vários módulos de fotografia :
Curso de iniciação - nível 1
Curso de iniciação - nível 2
Curso Básico - nível 1
Curso Básico - nível 2
Curso de Amadores Avançados
Curso Profissional
Curso Digital de Fotografia
Curso de iniciação - nível 1
Curso de iniciação - nível 2
Curso Básico - nível 1
Curso Básico - nível 2
Curso de Amadores Avançados
Curso Profissional
Curso Digital de Fotografia
sábado, 25 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
CRÓNICA.4
Na fotografia retrato individual ou em grupo de pessoas é fácil notar a modificação temporal do ou dos referentes fotografados.
Na fotografia antiga existe no ou nos referentes grande preocupação com a pose; o referente humano, sabe da pouca vulgaridade do retrato, tentando por isso expôr os seus mais ricos atributos e a sua mais séria personalidade, tal que a sua fotografia se torne um best-seller popular, fazendo publicidade a si próprio. O referente humano tenta dar o máximo de informação possível evidenciando o que tem (ou pelo menos faz que tem), o que veste, o que calça e mostrando uma personalidade muito humana e ao mesmo tempo, muito séria e de confiança. Já na fotografia actual não é assim. O referente ou referentes fotografados não se preocupam com o reflexo do seu carácter, nem em expôr os seus ricos atributos, sabendo da vulgaridade da fotografia nos dias de hoje, da variedade de fotografias que lhe podem ser tiradas, da fraca divulgação que poderão ter e se tiverem alguma, ao invés de irem para um envelope ou álbum arrumado numa gaveta, sabem da pouca importância que a sociedade lhe dá, pois só uma pequena percentagem social é que vê a fotografia e daí só uma pequena percentagem é que a nota e dos poucos que a notam, só alguns é que a analisam e dos que a analisam poucos lhe dão valor e desses só o próprio referente (e mais alguém íntimo) a acha querida e mesmo assim termina por ser arrumada numa gaveta, ou num álbum ,ou arquivada num computador, ou então, posta num passpartout, lembrando-se dela quando por acaso a vê; sei que pode ter outros destinos, como um quadro de parede ou uma exposição, mas mais tempo menos tempo, termina por ser arrumada e esquecida. Em resumo, no acto de ser fotografado o referente já não se preocupa, facilitando ao fotógrafo a intenção de fotografia instantânea, um pouco descabida e com pouca importância, mas talvez mais relevante e mais verdadeira do que se fosse captada com poses; talvez mais realista e com hipótese de mais informação. Cabe ao observador reflectir.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
ABC 302
Foto editada em março de 2010, mas captada em 2006, nas próximidades da Serra do Marão, com câmara SLR Nikon D 50, na abertura f/16 e velocidade de 1/100. A extensão de focagem foi de 56 mm.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
HFCM 40
Foto captada num antigo e luxuoso hotel termal de outros tempos,em terras transmontanas, onde ainda hoje as águas termais são boas para a saúde. Foto tirada com uma SLR Canon EOS 400 D, na abertura f/5.6 e velocidade de obturação de 1/60. A extensão de focagem é para um ângulo de visão de cerca de 70º.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
EN 12
Foto captada em 1 de Dezembro de 2010, já no final do Outono, em que a neve já cai em terras transmontanas com SLR Nikon D 50, na abertura f/14 , velocidade de obturação de 1/100 e extensão de focagem de 44mm a corresponder a um ângulo de visão um pouco menor do que o normal.
domingo, 5 de dezembro de 2010
ABC 62
Um Centro de Instrução de Fotografia não se centra só em fotografia de paisagem, embora esta seja uma especialidade complexa. Eis uma foto desportiva captada com uma SLR Canon EOS 400 D no campeonato mundial de Jet-Sky em Mirandela, em Julho de 2007. A abertura foi f/6.3 e a velocidade 1/400. Foi usada uma teleobjectiva na extensão de focagem de 195 mm.
EN 6
Foto captada onde a serra do Alvão se separa da serra do Marão e a neve escolhe em qual das serras se se vai deitar. Foto tirada em 1 de Dezembro de 2010 com SLR Nikon D 50 na abertura f/14, velocidade baixa de 1/60 e extensão de focagem de 48 mm.
Subscrever:
Mensagens (Atom)